Online agora: 4
Hoje: 43
Total: 231815

Notificação de Cursos

Notificação de Cursos

Curso de Capacitação em Psicoterapia e de Formação em Hipnose Clínica e Hipnoterapia.

Email válido para contato

Preencha caso queira ser notificado por telefone

Please wait...

Aprendizagem por Habituação

Compartilhe

Muito já falamos muito sobre aprendizagem nos artigos da Comportamento.Net, mas a maioria das vezes nos referimos a outros tipos de aprendizagem, como a que acontece por condicionamento respondente, condicionamento operante e modelagem.

Desta vez, vamos tratar de outro tipo de aprendizagem não associativa, chamada: Habituação.

Sempre que nos deparamos com um estímulo novo, nossa atenção é mobilizada por um tempo maior . Depois de algumas repetições, o estímulo perde sua capacidade de nos mobilizar como antes. Assim, acontece a habituação. Ela é uma diminuição automática na intensidade de uma resposta a um estímulo repetitivo.

A habituação é muito utilizada na mudança do comportamento. Quando uma pessoa é submetida a um tratamento do medo de falar em público, ou de uma fobia específica, o objetivo é levar o paciente a entrar em contato com o objeto, ou situação, temida para que a repetição controlada do estímulo provoque a habituação.

Quando a habituação acontece o estímulo original perde a capacidade de gerar uma resposta emocional intensa. Mas o que é útil quando usada de forma controlada na terapia, na vida cotidiana, representa pode causar alguns problemas. Pois a habituação também faz com que algumas pessoas percam o medo do perigo e se tornem imprudentes na condução de motos e automóveis. Por isso, não ignore a sua racionalidade, mesmo quando conseguir dominar a resposta emocional.

 

Os comentários estão encerrados.